• Ronaldo Gomes dos Santos

Blue Period

Depois de um bom tempo procurando um anime que me agradasse, comecei a assistir o Blue Period depois de uma indicação da própria plataforma de streaming, Netflix. Os fatores que me cativaram foi o modo como a história do jovem Yatora é narrada a partir dos elementos da arte do desenho, e os dilemas que esse jovem enfrenta ao adentrar nesse mundo das artes. Yatora Yaguchi é um estudante bastante popular que se destaca na escola, mas frequentemente lida com o vazio interior e as frustrações.



Blue Period é uma história *Seinen que acompanha a vida escolar de Yatora Yaguchi, estudante do segundo ano do ensino médio, que não gosta da monotonia da vida normal.


Um dia, Yatora se depara com um quadro feito por um dos membros do clube de artes da sua escola e se apaixona pelas cores e pelo desenho, por causa disso ele entra para o clube e descobre sua verdadeira paixão.


Mas ao decidir fazer da arte sua forma de ganhar a vida, Yatora se depara com vários obstáculos: seus pais que não apoiam suas decisões, seus colegas mais talentosos e o estudo da arte que se atrela a questões mais profundas do que ele imaginava.


A história original foi criada pelo mangaká Tsubasa Yamaguchi, que possui outros dois mangás publicados: Nude Movel, e sua obra mais famosa até então Kanojo to Kanojo no Neko.



*Seinen (青年), ou mangás seinen (青年漫画), são séries de mangá voltadas para o público masculino adulto. Em japonês, a palavra "seinen" significa "jovem", apesar de ser usada para descrever o público-alvo de revistas de mangás destinadas a homens de 20 a 50 anos, como Weekly Manga Times e Weekly Manga Goraku. Os principais gêneros de mangás seinen são: ação, fantasia, ficção científica, comédia e esportes. Seu equivalente feminino são os mangás josei. Os mangás seinen são diferentes dos mangás shōnen (destinados a garotos mais jovens), apesar de alguns mangás seinen, como xxxHolic, apresentarem algumas semelhanças com mangá shōnen.


Os mangás seinen se desenvolveram por volta da década 1970 a partir do gekigá. Este movimento, surgido na década de 1950, trouxe histórias sérias, muitas vezes com críticas sociais e em um estilo de desenho mais realista para um público adulto. Com a dissolução dos grupos de artistas e a perda de importância da revista Garo, o gekigá se dissolveu na década de 1970.


Ano de Lançamento: 2021

Plataforma: Netflix

Autor: Tsubasa Yamaguchi

Título original: ブルーピリオド