• Ronaldo Gomes dos Santos

DUNA - Um grandioso épico de ficção científica e um deslumbrante espetáculo visual.

Uma exuberante, majestosa e impactante introdução ao futuro longínquo no planeta desértico Arrakis, também conhecido como Duna.

Inspirado na série de livros de Frank Herbert, o longa metragem traz uma visão magnífica do mundo fictício do autor. O esmero com a obra é um dos fatores para o sucesso do filme, nomes como Timothée Chalamet, Zendaya, Oscar Isaac, Jason Momoa e Rebecca Ferguson no elenco a grandiosa obra nos transporta para um mundo onde há uma batalha de única fonte da substância rara chamada de "melange", usada para estender a vida humana, chegar à velocidade da luz e garantir poderes sobre-humanos. Para isso ele manda seu filho, Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante e talentoso que nasceu para ter um grande destino além de sua imaginação, e seus servos e concubina Lady Jessica (Rebecca Fergunson), que também é uma Bene Gesserit. Eles vão para Duna, a fim de garantir o futuro de sua família e seu povo. Porém, uma traição amarga pela posse da melange faz com que Paul e Jessica fujam para os Fremen, nativos do planeta que vivem nos cantos mais longes do deserto. As duas horas e trinta e seis minutos de filmes são imperceptíveis tamanho o envolvimento proporcionado pela narrativa apresentada pelo roteiro escrito por Jon Spaihts, Eric Roth e Denis Villeneuve que também dirige o longa, captando toda a magnitude desse universo e fidelidade ao material original do livro homônimo lançado em 1965, que é considerado um dos livros mais importantes da ficção científica, mas também uma obra difícil de ser adaptada devido a sua grandiosidade e complexidade temática. A obra de Frank Herbert lida com temáticas ricas e complexas como política, ecologia, religião e filosofia. Por isso, o roteiro, escrito pelo diretor ao lado de Jon Spaihts e Eric Roth toma a decisão de simplificar e introduzir muitos conceitos para o grande público – mantendo a fidelidade ao material original – e, principalmente, fazer do filme uma apresentação ao universo de Duna. Em Duna, seguimos Paul Atreides, cuja família passa a administrar o planeta desértico Arrakis (conhecido pela população nativa como "Duna"), lugar de única fonte da especiaria rara chamada "melange", o material mais valioso do universo, fundamental para comércio e desenvolvimento tecnológico. Enquanto isso, uma conspiração está se formando contra os Atreides partindo de uma família rival conhecida como Harkonnens, e o destino de Duna está eventualmente em jogo, mas o próprio Paul pode estar no centro de uma profecia profetizada há muito tempo que ele ainda não entende. A trilha e os efeitos sonoros são um caso a parte! O trabalho sonoro na obra tem o poder de transportar o espectador para uma outra frequência, mantendo-o em sintonia com o mundo irreal que está sendo apresentado, mas tamanha a força e impacto sonoro, às vezes chegamos a acreditar na existência do que nos é mostrado na grande tela.

Título original: Dune Duração: 2h 36min / Ficção científica, Drama Direção: Denis Villeneuve Roteiro: Jon Spaihts, Eric Roth e Denis Villeneuve Elenco: Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac