• Ronaldo Gomes dos Santos

Elvis, o espetáculo de Butler

Graças ao diretor Baz Luhrmann eu aprendi a gostar de filmes musicais. Foi em 2002, quando assisti ao filme Moulin Rouge, que conheci o trabalho peculiar deste diretor, que também produziu/dirigiu: Romeu + Julieta, Australia, O Grande Gatsby, entre outros.


Assim que ouvi falar do filme do Elvis comecei a achar que não seria uma produção que acrescentaria muito à obra desse grande artista, porém ao saber que seria produzido por Luhrmann, que teria Tom Hanks no elenco e, depois de ver o trailer com o Austin Butler dando vida ao Elvis, eu decidi repensar e ir assistir.


27 de julho, dia do meu aniversário, decidi me dar de presente essa experiência cinematográfica, desde o início eu fiquei vislumbrado com o visual e especialmente com a entrega do Butler ao personagem, realmente o Elvis não morreu!

Embora saiba que alguns eventos apresentados no longa não correspondam à realidade, escolha artística do diretor, eu me encantei com a fascinante história desse astro que revolucionou a música.



O longa baseia-se principalmente na relação entre o Elvis e o seu empresário “Coronel” Tom Parker (coronel entre aspas mesmo!). Tom Hanks em coletiva de imprensa concedida em Cannes, definiu o seu personagem como:


“Um bandido barato que jogava sujo”.

O filme teve aprovação de membros da família do Elvis e teve o maior cuidado em não apresentar mais um personagem caricato entre tantos outros que representam a figura emblemática do astro norte-americano. O ator Austin Butler estudou a fundo a vida e os trejeitos do Elvis e graças a isso conseguiu entregar-se de corpo e alma neste trabalho.



“Vemos Elvis como um ícone e foi uma felicidade encontrar uma forma de tirar isso da frente, encontrar a naturalidade”,

disse o ator na coletiva de imprensa em Cannes.


Um filme de arrebatar corações, trazendo de volta a emoção em assistir um grande espetáculo na sala do cinema. Um belo trabalho em memória ao "Rei do rock and roll" - 'Elvis, the pelvis'!



SINOPSE

Não recomendado para menores de 12 anos

A cinebiografia de Elvis Presley acompanhará décadas da vida do artista (Austin Butler) e sua ascensão à fama, a partir do relacionamento do cantor com seu controlador empresário "Coronel" Tom Parker (Tom Hanks). A história mergulha na dinâmica entre o cantor e seu empresário por mais de 20 anos em parceria, usando a paisagem dos EUA em constante evolução e a perda da inocência de Elvis ao longo dos anos como cantor. No meio de sua jornada e carreira, Elvis encontrará Priscilla Presley (Olivia DeJonge), fonte de sua inspiração e uma das pessoas mais importantes de sua vida.


FICHA TÉCNICA

Lançamento no Brasil: 14 de julho de 2022. 02h 39 min / Biografia, Musical

Direção: Baz Luhrmann

Roteiro Baz Luhrmann, Baz Luhrmann

Elenco: Austin Butler, Tom Hanks, Olivia DeJonge