• Ronaldo Gomes dos Santos

Jão e seu barco pirata aportam no Recife

Atualizado: 7 de abr.

Conhecido por Jão, apelido dado pela sua irmã na infância, João Vitor Romania Balbino saiu do interior de São Paulo para a capital do estado para fazer faculdade de Publicidade e Propaganda na USP, mas desistiu para seguir carreira musical, chegando a cantar em bares e karaokês para conseguir dinheiro. O incentivo de iniciar uma carreira profissional na música, veio dos amigos Pedro Tófani e Renan Silva, que ajudaram o cantor a fazer vídeos para o YouTube. Em entrevista, o cantor disse que o bullying que sofria na escola foi o motivo decisivo para se tornar cantor.

Foto de divulgação. Site do Jão.


Durante sua infância, Jão possuía como referências artísticas a cantora Marisa Monte e o cantor Cazuza, que lhe influenciaram a mostrar seu talento em apresentações no teatro da escola e fazer aulas de instrumentos como violão, teclado e flauta. Em seguida, começou a compor e produzir sozinho em seu quarto no interior de São Paulo.


Foto de divulgação. Site do Jão.


O artista tem mais de quatro milhões de ouvintes nas plataformas digitais, mais de 368 milhões de visualizações em seu canal oficial do YouTube e as suas redes somam mais de 3 milhões de seguidores. Com isso, Jão é hoje um dos maiores nomes masculinos do pop brasileiro.

“Pirata” rendeu a ele a nona maior estreia de um disco na história do Spotify Brasil, com 4,9 milhões de plays nas primeiras 24 horas após o lançamento. Atualmente, “Pirata” ultrapassou a marca de 100 milhões de streams no Spotify, fazendo com que o Jão tivesse os seus três discos oficiais acima de 100 milhões de reproduções.


Recife, primeiro de abril de 2022, parece mentira, mas tive a Melhor Noite de Minha Vida depois de anos sem ir a um show, ontem vivi um grande momento catártico ao presenciar a entrega por completo de um artista que pauta o seu trabalho nos sentimentos que ele evoca de sua grande legião de fás ao redor do país.


Foto de divulgação do álbum


A turnê Pirata teve dois shows em Pernambuco. O primeiro show marcado no Recife teve a bilheteria toda vendida em apenas três dias. Abriu-se uma segunda noite, que também esgotou. O Teatro Guararapes, onde o artista se apresentou, tem pouco mais de 2,3 mil lugares. Jão tomou conta do palco levando os seus fãs ao delírio com a seleção musical de seus três álbuns. Além de shows nas principais casas do Brasil, ele também fará paradas em grandes festivais nacionais, como no Festival Mita, que acontecerá no Jockey Clube, no Rio de Janeiro, no dia 22 de maio. Passou também pelo Lollapalooza deste ano, em São Paulo, no palco Onix.


Setlist do show

1. Clarão 2. Santo 3. Vou Morrer Sozinho 4. Amor Pirata 5. Me Beija Com Raiva 6. Acontece 7. Ainda Te Amo 8. Não Te Amo 9. Doce 10. A Rua 11. Tempos de Glória + O Tempo Não Para 12. A última Noite 13. Você Me Perdeu 14. Essa Eu Fiz Pro Nosso Amor 15. VSF 16. Coringa 17. Imaturo 18. Meninos e Meninas 19. Idiota 20. Olhos Vermelhos



Trecho da canção A Rua.