• Ronaldo Gomes dos Santos

O Alquimista

Por algum tempo eu ansiava ler algo do escritor Paulo Coelho, embora não fosse encorajado por professores e colegas da faculdade por não o considerarem um autor literário. Preconceito a parte, eu sempre fui fascinado pelo tema místico. Conheci o trabalho do Paulo Coelho por meio de uma adaptação televisiva da obra Frida, exibida na extinta TV Manchete. Ano passado, finalmente, eu adquiri o livro O Alquimista. Aqui está a minha consideração sobre esse livro.

Título: O Alquimista.

Autor: Paulo Coelho.

Editora: Paralela.

📌O livro retrata a saga de Santiago, um pastor de ovelha, que se desfaz de seu rebanho para empreender uma busca, através do deserto, pelo seu tesouro. Nessa jornada ele faz grandes descobertas que modificarão o seu modo de viver. Seguindo a orientação de um rei, o pastor se arrisca para encontrar a sua Lenda Pessoal.


📌Trecho:- Esse é o princípio que move todas as coisas - disse. - Na Alquimia é chamado de Alma do Mundo. Quando você deseja algo de todo o seu coração, você está mais próximo da Alma do Mundo. Ela é sempre uma força positiva. Disse também que isso não era apenas um dom dos homens: todas as coisas sobre a face da Terra tinham também uma alma, não importando se era mineral, vegetal, animal ou apenas um simples pensamento.- Tudo o que está sob e sobre a face da Terra se transforma sempre, porque a Terra está viva; e tem uma alma. Somos parte dessa Alma e raramente sabemos que ela trabalha em nosso favor. Mas você deve entender que, na loja dos cristais, até mesmo os vasos estavam colaborando para o seu sucesso.