top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gomes dos Santos

O Homem-formiga: Perdido em Quantumania

Assisti ao longa que inaugura a Fase 5 do universo cinematográfico da Marvel, confesso que não tinha muitas expectativas para este filme e, logo no início, comecei a cochilar. De fato, o visual do filme cansa com as imagens repetitivas de um CGI não tão agradável... Mas vamos às minhas considerações à obra:

Seguindo os passos dos dois primeiros filmes, o longa aposta no carisma do personagem principal, Scott Lang vivido por Paul Rudd, e, além de trazer de volta alguns outros personagens, o filme conta com a participação de Michelle Pfeiffer (Janet) e Michael Douglas (Henry), pais da Hope (Vespa) interpretado pela atriz Evangeline Lilly. A meu ver, a participação desses grandes atores poderia ter sido melhor aproveitada e inserido mais emoção ao roteiro preso numa sucessão de imagens que obrigam os atores a atuarem sem saber o que acontece na cena.



O filme tem a responsabilidade de iniciar a nova fase da Marvel, apresentando o novo vilão dessa saga, mas também o filme segue a linha dos outros longas mornos, resultados da enfadonha fórmula dos estúdios; bombardeando o público com diversas produções no streaming e na telona. (Coisa que com a chegada do Robert Iger, novo CEO da Disney, deverão mudar a partir desse ano, com um menor número de produções a serem lançadas).



O longa vem dividindo opiniões entre os críticos e o público. Homem-Formiga 3 tem a menor pontuação de um filme do MCU desde Eternos. Até o momento, Homem-Formiga 3 conta com apenas 53% de aprovação no site (a partir de 147 resenhas críticas).

O filme, dessa forma, se estabelece como o segundo longa do MCU com o pior nível de aprovação na plataforma. Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania “perde” apenas para Eternos. O filme de 2021, dirigido pela aclamada Chloe Zhao, só foi aprovado por 47% das críticas.


O filme procura ser mais "enxuto" sem apostar em tantas piadas como outros filmes da Marvel, mas apresenta um roteiro fraco com falhas do tipo em que a filha do Scott, que deveria ter maior presença na história, muda o curso de um sub vilão apenas com uma frase de efeito: "Não seja um idiota!" Poderosa ela, não? rsrs





FICHA TÉCNICA:

16 de fevereiro de 2023 No cinema / 2h 01min / Ação, Aventura, Ficção científica Direção: Peyton Reed Elenco: Paul Rudd, Evangeline Lilly, Michael Douglas Título original: Ant-Man and The Wasp: Quantumania


SINOPSE:

Não recomendado para menores de 12 anos

Em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, quando Cassie (Kathryn Newton), filha de Scott Lang (Paul Rudd), desenvolve um dispositivo que permitiria a comunicação com o reino quântico, o experimento termina em desastre: Cassie, Scott e sua companheira e heroína, Vespa, Hope van Dyne (Evangeline Lilly) involuntariamente se encontram no reino místico. Unindo forças com os pais de Hope, Hank Pym (Michael Douglas) e Janet van Dyne (Michelle Pfeiffer), o trio trabalha um caminho de volta enquanto os atrai para o misterioso mundo do Reino Quântico, onde encontram criaturas alienígenas e uma civilização oculta. Eles também descobrem que Janet, que ficou presa aqui por 30 anos, ainda esconde deles um ou dois segredos de seu passado: porque o misterioso Kang (Jonathan Majors), que tem a habilidade de passar, também está preso no quantum, a dimensão usada para viajar no tempo e no multiverso? E o mais importante: porque ele precisa da ajuda de Scott em uma missão importante? Será que o poderoso Kang pode ser confiável?

bottom of page