• Ronaldo Gomes dos Santos

Relatos de um gato viajante

"Eu sou um gato. Ainda não tenho nome." Assim começa a grande viagem para a descoberta daquilo que está perto de você. Em Relatos de um gato viajante, a autora Hiro Arikawa, retrada a incrível jornada empreendida por Nana, "sete" em japonês, por causa de seu rabo dobrado nesse formato, e de Satoru Miyawaki, pessoa responsável pela acolhida do gato após um acidente de carro. Narrado em vozes alternadas, este romance emocionante e divertido nos mostra um jovem de grande coração, um narrador-gato muito esperto e uma amizade que desafia as fronteira de um país e da própria vida.

O gato Nana está viajando pelo Japão. Ele não sabe muito bem para onde está indo ou por quê, mas está sentado no banco da van prata de Satoru, seu dono. Lado a lado, eles cruzam o país para visitar velhos amigos. O fazendeiro durão que acredita que gatos só servem para caçar ratos, o simpático casal dono de uma pousada que aceita bichos de estimação, e o marido abandonado pela esposa que ama animais. Mas qual é o motivo dessa viagem? E por que todos estão tão interessados em Nana e Satoru? Ninguém sabe muito bem o que está acontecendo e Satoru não diz nada, mas quando Nana descobrir o motivo da viagem, seu pequeno coração passará por uma das mais difíceis de suas sete vidas. É assim que somos apresentados a essa tocante e emocionante história, de um amor entre um animal e um ser, que ao longo de sua existência, procurou o sentido do que é o amor. Cheguei ao conhecimento desse livro após uma indicação no canal do Youtube do Rodrigo Vilela e, de imediato quis me apaixonar por essa narrativa escrita por Hiro Arikawa, escritora japonesa, cujos romances são best-sellers no Japão e muitos deles foram adaptados para a TV e o cinema.

No livro, aprendemos o quão valioso é poder encontrar seres (pessoas ou animais) que nos amam e, mesmo com o passar do tempo, constituem a base da nossa formação como ser humano. Leitura imprescindível para aqueles que amam uma jornada de descobertas, repletas de emoção e momentos divertidos e, que no final, nos trazem uma grande lição sobre a vida.

Editora ‏: ‎Alfaguara; 1ª edição (25 agosto 2017) Idioma ‏: ‎Português Capa comum : ‎256 páginas ISBN-10 ‏: ‎8556520480 ISBN-13 ‏: ‎978-8556520487 Dimensões ‏: ‎23.2 x 14.4 x 1.2 cm