top of page
  • Ronaldo Gomes dos Santos

The Fabelmans - A fabulosa história e homenagem de um grande cineasta


Que tal começar o ano assistindo a um grande filme idealizado e produzido por um grande diretor? Foi assim que iniciei a minha jornada cinematográfica do ano de 2023, assisti ao fabuloso longa The Fabelmans. Um filme que transposta para a grande tela da arte as memórias de um diretor apaixonado pela sétima arte.

O novo filme semiautobiográfico de Steven Spielberg, repassa muitos temas comuns a cinebiografias - um garoto judeu, Sammy Fabelman que se apaixona pelo cinema depois de ficar dascinado com um desastre de trens no drama de 1952 de Cecil B. DeMile, "O Maior Espetáculo da Terra".



Ao longo do filme vemos essa paixão crescer em meio a problemas que a sua família passa, tais como; mudanças entre estados, dificuldade de adaptação em lugares onde não existem muitos judeus e, uma traição! Mas mesmo em meio a essa grande turbulência familiar o jovem Sammy persiste em tornar real o seu maior sonho: Tornar-se um diretor de cinema.

O filme traz belas, além de imagens, cenas comoventes e momentos recheados de fortes emoções.

Apenas um diretor divisor de águas no cenário cinematográfico mundial para produzir uma obra que presta uma bela homenagem à sétima arte a ao seu passado.




SINOPSE

Em Os Fabelmans, o jovem Sammy Fabelman crescendo no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial, se apaixona por filmes depois que seus pais o levam para ver "O Maior Espetáculo da Terra". Armado com uma câmera, Sammy começa a fazer seus próprios filmes em casa, para o deleite de sua mãe solidária. Porém, quando o jovem descobre um segredo de família devastador, ele decide explorar como o poder dos filmes nos ajuda a ver a verdade uns sobre os outros - e sobre nós mesmos. Os Fabelmans é uma história vagamente baseada na própria infância do diretor Steven Spielberg, com um jovem aspirante a cineasta no centro da história.


FICHA TÉCNICA

12 de janeiro de 2023 No cinema / 2h 31min / Biografia, Drama

Direção: Steven Spielberg

Roteiro Steven Spielberg, Tony Kushner

Elenco: Gabriel LaBelle, Michelle Williams, Paul Dano

Título original The Fabelmans


bottom of page